Xadrez Interessante

domingo, dezembro 20, 2009

Janela Moderna

Cientistas conseguem apagar lembranças ruins

terça-feira, dezembro 15, 2009

Importante aspecto do estudo é identificar o período específico durante o qual o cérebro está suscetível.

Pesquisadores americanos descobriram uma maneira de bloquear lembranças que causam medo, abrindo caminho a novos tratamentos para stress.

As descobertas se basearam em estudos preliminares com ratos, os quais mostraram que reativar a memória (exibindo objetos que estimulam uma lembrança desagradável, por exemplo) abre uma “janela no tempo” específica por meio da qual as lembranças podem ser editadas antes de serem armazenadas novamente.

“Antes de que as lembranças sejam armazenadas, existe um período durante o qual elas ficam suscetíveis e podem ser eliminadas”, explicou Elizabeth Phelps, da Universidade de Nova York, que publicou a pesquisa no jornal Nature.

Estudos anteriores haviam revelado que drogas podem ser usadas para bloquear lembranças desagradáveis, mas os efeitos não duravam muito tempo.

Phelps e seus colegas basearam sua pesquisa em análises de ratos segundo as quais lembranças podem ser modificadas, mas apenas durante um período específico após os ratos terem sido expostos a objetos que estimulam a memória.

Essa “janela de suscetibilidade” surge normalmente entre 10 minutos após à exposição a estímulos da memória e seis horas mais tarde, quando o cérebro novamente guarda a lembrança.

Os pesquisadores em seguida aplicaram essas descobertas em pessoas. Primeiro, eles criaram uma lembrança desagradável, mostrando aos voluntários um quadrado azul e então lhes submetendo a um choque leve.

Depois de criarem a memória incômoda, simplesmente exibiam novamente o quadrado azul, que estimulava a lembrança do choque.

A equipe esperou 10 minutos e começou o “tratamento”, mostrando o quadrado azul repetidamente aos voluntários sem lhes aplicar o choque.

Phelps explicou que a espera de 10 minutos para o início do tratamento influenciou muito na eficácia da eliminação da lembrança desagradável.

Um segundo grupo de voluntários que receberam o tratamento antes do final do intervalo de 10 minutos continuaram apresentando comportamento medroso e incomodado quando foram expostos ao quadrado azul.

Quando os pesquisadores reviram os voluntários após um ano, o grupo que recebeu o tratamento adequadamente não apresentou nenhum tipo de receio em relação ao quadrado azul. Mas os que não haviam sido submetidos ao tratamento tiveram uma reação nervosa.

Phelps ressaltou que um importante aspecto do estudo é identificar o período específico durante o qual o cérebro está suscetível.

Ela explicou que essas são as primeiras descobertas do tipo em seres-humanos e alertou que elas ainda não devem ser usadas para tratar pessoas com sérios problemas de ansiedade.

“Fizemos um teste com um quadrado azul e um choque leve. Mas lembranças realmente desagradáveis são muito mais complexas e intensas do que isso”, esclareceu Phelps.

Entretanto, a pesquisadora afirmou que a descoberta cria a possibilidade de desenvolver tratamentos para ajudar as pessoas a superar dificuldades emocionais.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/cientistas-conseguem-apagar-lembrancas-ruins-11122009-19.shl

Solidão pode ser contagiosa

"Danço eu, dança você, na dança da solidão..."

Amigos de pessoas solitárias tem 52% mais chances de desenvolver sentimentos de solidão. Foi isso que pesquisadores das universidades de Harvard, Chicago e Califórnia descobriram.

Segundo eles, a solidão funciona como uma “doença que se espalha”. Pessoas solitárias interagem menos com os amigos fazendo com que eles se sintam mais sozinhos. Estes, por sua vez, passam a confiar menos no próximo e se afastam das outras pessoas, expandindo a rede da solidão.

E você, já tá contagiado pela solidão coletiva?

Fonte: http://super.abril.com.br/blogs/cienciamaluca/

Homens preferem cheiro de bacon a cheiro de bebês

Quem é o menininho mais cheiroso do papai?

Um estudo feito na Inglaterra rankeou os cheiros mais agrádaveis para homens e mulheres.

Na lista masculina, o cheiro de bebê ocupou o 18º lugar no ranking, enquanto o cheiro de bacon garantiu o 12º. Entre os cheiros campeões estavam pão fresco e terra molhada.

Já no top 10 da lista feminina estavam os bebês, chocolates, flores e baunilha. Se quiser conferir a lista completa dos cheiros clique aqui.

Fonte: http://super.abril.com.br/blogs/cienciamaluca/212354_post.shtml

Como a realidade aumentada deve pintar nas ruas?

segunda-feira, dezembro 14, 2009

por Bruno Lazaretti e Tiago Jokura

Em breve, pode ser que você saia de casa usando óculos que mostram o perfil do orkut e do facebook de seu amigo flutuando ao lado da cabeçona dele. Aí, ao olhar para um ponto turístico, textos e gráficos saltam com informações sobre a atração, o mesmo valendo para informar qual é o prato do dia no restaurante da esquina. Para fazer esse cenário futurista virar realidade, Thomas Caudell, cientista que inventou o conceito de realidade aumentada em 1992, sugere três ingredientes: um computador móvel para processar os dados, um visor para projetar os gráficos, e um sistema de localização para identificar os objetos do munsdo real e orientar onde os elementos virtuais devem ser projetados. Ok, sistemas de localização atuais, como GPS, até funcionam bem para coisas grandes e fixas, como estradas e edifícios, mas ainda são imprecisos para objetos móveis e pequenos, como pessoas e carros. Basta aperfeiçoar a tecnologia para a realidade aumentar pra valer.




Mundo estranho e aumentado

Veja como a realidade pode aumentar num futuro perto de você

EU AUMENTO E ME REINVENTO

Qualquer um poderia "vestir" roupas e acessórios virtuais, transformando-se em um avatar ambulante. Daria até para jogar videogame no meio da rua, encarnando personagens e vendo elementos virtuais projetados a sua volta. Ei, aquela gatinha ali não é a princesa Fiona?

LENTES DE AUMENTO

A realidade aumentada pode romper as barreiras das telas portáteis, como as de celular, para ser projetada diretamente em lentes de contato eletrônicas! Visores parecidos com óculos já são usados por militares e pilotos de caça, mas os aparelhos ainda são caros e os gráficos virtuais muito simples

VISÃO SELETIVA

No caso de óculos ou lentes, seria possível habilitar ou desabilitar a visualização de elementos gráficos sem usar as mãos. Literalmente num piscar de olhos, daria para acionar opções projetadas no menu e indicar que avatares aparecessem ou que comerciais ficassem ocultos, por exemplo

GPS DESCOLADO

Quer achar um endereço sem ter que ouvir o GPS dizendo "vire à esquerda, vire à direita"? Com a realidade aumentada, o caminho seria projetado diretamente sobre a imagem do mundo real. Pontos de interesse, como restaurantes e monumentos, teriam marcadores virtuais sobre eles


ANUNCIE AQUI, ALI, ACOLÁ...

Comerciais tridimensionais surgiriam por todo lado, saltando de dentro de lojas ou até caminhando por aí. No meio da rua, por exemplo, uma animação em 3D de um homem cuspindo fogo pela boca poderia muito bem ser o anúncio de uma marca de pimenta

- Se o sistema de realidade aumentada estiver conectado à internet, dá para interagir com os gráficos e navegar pelas ofertas de uma loja ou enviar mensagens diretas para outros usuários da tecnologia

Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/tecnologia/como-realidade-aumentada-deve-pintar-ruas-516313.shtml

Por que as bebidas alcoólicas causam ressaca?

domingo, dezembro 13, 2009


Porque o álcool se espalha por várias partes do corpo, via corrente sanguínea, causando uma bagunça generalizada no dia seguinte à bebedeira. Embora a ressaca ataque mais forte quanto mais se bebe, nem todo mundo sente os mesmos sintomas na mesma intensidade - estudos do Centro de Pesquisas Ernest Gallo, na Califórnia, sugerem até que haja um gene capaz de determinar a resistência das pessoas ao álcool. Dentre as receitas populares para evitar ou remediar a ressaca, o único consenso entre médicos e pesquisadores é o de que tomar muita água antes, durante e depois de beber evita a desidratação, um dos piores sintomas da ressaca.

DESCE MACIO E DESANIMA
Sintomas da ressaca se manifestam dos rins à cabeça

BARRIGA D’ÁGUA

Quando o álcool é absorvido pelas células da parede intestinal, acaba atrapalhando a absorção de água. O resultado é que as fezes ficam diluídas, provocando uma baita diarreia. Como a água passa direto pelo intestino, o organismo perde muito líquido e fica desidratado


ATÉ CAIR

Região atacada pelo álcool, o cerebelo é a parte do cérebro responsável pela coordenação motora. Os efeitos mais comuns dessa desregulagem são as mãos trêmulas no dia seguinte. Em casos extremos, pode rolar desequilíbrio e quedas, além de tremor por todo o corpo


TANTAS EMOÇÕES

Ansiedade e depressão podem ser estimuladas pela falta de bebida. Funciona mais ou menos assim: primeiro, o álcool excita neurotransmissores no sistema límbico. Quando o cérebro sente falta da bebida, porém, acentua reações emocionais que a pessoa manteria sob controle em condições normais


LUZ ALTA

Neurotransmissores que captam estímulos como luminosidade e sons são inibidos pelo álcool. Quando o efeito passa, porém, ficam superestimulados, e qualquer barulho ou luz os sobrecarrega. Além disso, as pupilas, dilatadas, não regulam a entrada de luz


BOTA FORA

O álcool estimula a produção exagerada de suco gástrico, irritando as paredes do estômago - daí para o vômito é questão de pouco tempo. Quando o que entrou sai pela boca, irrita o esôfago pelo caminho. Embora não funcione, muita gente força o vômito para tentar eliminar o álcool ingerido


DOA A QUEM DOER
A pressão aumenta para bombear o sangue mais grosso pela desidratação. Artérias dobram de espessura e causam a dor em quem sofre de enxaqueca. A dor também pode vir por outro motivo: irrigados pela alta pressão, os músculos ao redor do crânio o comprimem

MOLE, MOLE

A fadiga da manhã seguinte é causada, em parte, porque durante a bebedeira o álcool inibe um estimulante natural do organismo: a glutamina. Quando o efeito do álcool diminui, o corpo produz muita glutamina para compensar. Isso agita o cérebro e impede que o sono seja profundo e reparador


NA SECA

O álcool tem função diurética, ou seja, estimula a expulsão de água do corpo, via urina, mesmo que haja pouca água no sangue. Isso ocorre porque ele inibe a ação do hormônio ADH, antidiurético que regula o nível de água na corrente sanguínea. Taí a origem da desidratação 25% do álcool ingerido é absorvido rapidamente pelo estômago. O restante segue para o intestino, onde será capturado em até uma hora

Embora não seja aconselhável beber de estômago vazio, nada comprova que "forrar" o estômago com azeite e outras gorduras diminui a absorção de álcool ou evita a ressaca



por Diogo Ferreira Gomes

Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/alimentacao/bebidas-alcoolicas-causam-ressaca-516703.shtml

Ressaca

sábado, dezembro 12, 2009

ressaca

ENTENDENDO A RESSACA

1. O que acontece com o corpo ?

Conhece a história do “bateu, levou” ? Ressaca é isso. Uma resposta do organismo a uma agressão que sofreu. Funciona assim: o corpo gasta glicose para metabolizar o álcool. Glicose é açúcar, açúcar é energia. Resultado: A gente fica fraco e sonolento. O excesso de álcool também inflama o aparelho digestivo, faz a cabeça doer, provoca náuseas, vômitos e aumenta a sensibilidade à luz. Enfim, ressaca só não dá pereba.

2. Por que a dor de cabeça é insuportável ?

O álcool desidrata o corpo, do dedão do pé ao cérebro. Da seguinte maneira: o etanol inibe a produção do hormônio antidiurético, e a gente faz muito mais xixi. Engoliu cuspe, pronto: é hora de ir ao banheiro. Portanto, a cabeça dói porque os neurônios sentem sede, literalmente.

3. Isso mata ou só é chato pra burro?

A menos que você queira se jogar do 76º andar, ressaca não mata. Todos os sintomas desaparecem em 24 horas. Mas alto lá: se você ficar de ressaca todo dia, também pode acabar com gastrite, pancreatite, cirrose … Aí, sim, não vai durar muito…

4. Por que a ressaca só aparece no dia seguinte?

Porque é durante o sono que o corpo do bebum trabalha para absorver todo aquele álcool que ele botou para dentro. De manhã, com o serviço feito, é hora de disparar os sintomas desagradáveis.

5. Qual a diferença entre ressaca e coma alcoólico?

A quantidade de etanol que o camarada bebeu. Até determinado ponto, ele vai sentir dor de cabeça, vomitar, se arrepender e depois fica tudo bem. Além desse ponto, a taxa de açúcar no sangue cai drasticamente; o coração pode parar de bater devido à inibição que o álcool produz nos centros nervosos do cérebro responsáveis pelos batimentos; o camarada perde a consciência. Resumindo: é encrenca da grossa.

ANTES DA FARRA – A PREPARAÇÃO

6. Beber de barriga vazia é pior?

Muito pior. Ter comida na pança significa que o etanol não estará sozinho na corrida da digestão. O organismo vai dividir as energias entre as duas tarefas, e isso tornará mais lenta a entrada do álcool na corrente sanguínea.

7. Mas comer o que ? Chuchu, rabada, macarrão?

De preferência, alimentos ricos em sal e gordura. Castanha, amendoim, queijo e, para extrapolar, salaminho. ” O sal e a gordura estimulam a secreção de substâncias estomacais que protegem o estômago do álcool”, avisa a nutricionista Cynthia Antonaccio.

8 . Tomar uma colher de azeite antes de enfiar o pé na jaca, ajuda?

Azeite também é gordura, portanto ajuda. Então pegue a sua colher de azeite, despeje-a num prato, adicione sal e mergulhe pedaços de pão na mistura. Isso mesmo, igualzinho ao que você faz com o couvert do restaurante.

9. A propaganda diz para tomar um Engov antes e outro depois. Não pode ser dois depois?

Até pode. Um ou dois antes é que não adianta nada. Ainda não inventaram remédio que previne contra a ressaca. Tudo o que existe apenas dribla os sintomas. O Engov tem hidróxido de alumínio, que alivia os males digestivos; tem AAS, que é um analgésico; e tem cafeína, que contrai os vasos sanguíneos dilatados pelo álcool e, assim, diminui o mal-estar.

10. Me disseram que a ressaca de vinho é a pior de todas. Confere?

Não. As bebidas com teor alcoólico mais alto – destilados (uísque, vodca, pinga) – é que provocam maior estrago. Elas são absorvidas mais rapidamente pelo corpo. Por dedução lógica, os fermentados (vinho, cerveja) fazem menos mal, certo ? Cuidado: tudo gira em torno da quantidade.

DURANTE O PORRE – CONTROLANDO OS RISCOS

11. Então, o que eu faço para acordar legal amanhã?

O truque é simples e eficiente: intercale um copo d’água entre dois de birita. A água é o verdadeiro santo remédio anti-ressaca. Ela reidrata, dilui o álcool e facilita o trabalho dos rins e do fígado. Sem dizer que também empanturra. Numa pança cheia d’água cabe menos pinga. Trocar a água por suco ou refrigerante também pode. Essas bebidas são ricas em carboidratos, que viram energia e ajudam a metabolizar o álcool.

12. O camarada que fuma enquanto enche o caneco vai ter uma ressaca mais branda?

Pelo contrário, álcool e fumo formam uma dobradinha mais perigosa do que Caniggia e Maradona na Copa de 90. Quanto mais nicotina, menos oxigênio no sangue e mais rápido se dá o processo de intoxicação.

O DIA SEGUINTE – PLANOS DE CONTIGÊNCIA

13. Danou-se. Acordei de ressaca. Por que o gosto de cabo de guarda-chuva na boca?

Por causa da desidratação. A boca fica seca e o paladar capta o sabor ácido das substâncias que o estômago despeja para processar o álcool.

14 . O que é melhor comer nessa hora?

Alimentos de fácil digestão para não estressar ainda mais o organismo, já detonado pelo esforço de processar o álcool. Os campeões: frutas, para reidratar e repor as vitaminas, e pão, batata e massas, para obter glicose rapidamente e fornecer energia ao corpo.

15. Correr para a academia e malhar feito um louco ajuda?

Falou, Superman .. O pobre-diabo do manguaceiro não tem forças nem para ir ao banheiro, quem dera para correr na esteira. E, para fazer exercício, o corpo precisa de glicose – a mesma que está sendo usada na recuperação pós-pé na jaca. Vai querer dividir ?

16. Já sei, vou continuar bebendo …?

Esse é o truque do alcoólatra. Ele “rebate” a ressaca com outro porre. Funcionar funciona, porque se c.. de bêbado não tem dono, até parece que ele vai perceber que está de ressaca. Se essa é a sua saída, procure os Alcoólicos Anônimos.

17. O que eu faço pro meu quarto parar de rodar?

Repouso. Mantenha a luz apagada, cortinas fechadas e fique deitado. A ressaca aumenta a sensibilidade à luz. Aproveite o momento introspectivo para fazer a mais clássica das promessas: “Nunca mais vou botar uma gota de álcool na boca”. Ressaca tem que terminar com uma baboseira dessas

… SEJA UM BÊBADO … MAS SEJA UM BÊBADO BEM INFORMADO!!!

Fonte: http://xumacao.wordpress.com/2009/06/07/ressaca/

Bateria de papel pode ser dobrada e amassada

sexta-feira, dezembro 11, 2009


Bateria de papel pode ser dobrada e amassada

Separe um pedaço de papel, adicione um pouco de tinta salpicada com alguns nanomateriais e leve ao forno até secar. Em pouco tempo, sai uma bateria leve e durável.

A receita é de autoria do professor da Universidade de Stanford Yi Chui. Com ela, é possível gerar baterias e super capacitores resistentes a amassos, dobraduras e até mesmo banhos em soluções ácidas ou básicas.

Os ingredientes são relativamente simples. A folha de papel é aquela encontrada em máquinas copiadoras de escritório, e a tinta é formada por nanotubos de carbono e nanofios de prata. Esses materiais são estruturas unidimensionais com diâmetro muito pequeno, o que permite que a tinta grude nas fibras do papel.

Em laboratório, os alunos de pós-doutorado de Chui cobrem o papel com a tinta especial, levam ao forno e depois o dobram para criar dispositivos de armazenagem altamente condutivos.

Os super capacitores, por exemplo, mostraram performance considerada excelente pela equipe. Quando somente a massa dos nanotubos era considerada, a energia específica foi de 30–47 Watt-hora/quilo (Wh/kg) e a força específica foi de 200.000 W/kg. Nos casos em que o peso de todos os componentes é considerado, e energia específica é de 7.5 Wh/kg. Além disso, os dispositivos podem durar 40 mil ciclos de carga-descarga.

Os resultados são fruto da combinação de dois fatores. O primeiro é o fato dos nanomateriais serem ótimos condutores, pois transportam eletricidade de forma mais eficiente que condutores comuns.

O segundo é a escolha do papel como um dos ingredientes, pois sua superfície de fibras permite que a tinta grude mais facilmente e por mais tempo que em plásticos, reduzindo os custos de produção e aumentando a durabilidade.

Os pesquisadores acreditam que a flexibilidade do papel permitirá uma série de aplicações e que o produto tem potencial para estar no mercado em pouco tempo.

A receita completa, ou melhor, a pesquisa, foi publicada na Proceedings of The National Academy of Sciences.

por Paula Rothman

Fonte:http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/bateria-de-papel-pode-ser-dobrada-e-amassada-09122009-21.shl

Cientistas criam carne em laboratório

quarta-feira, dezembro 09, 2009


"Sei não... acho que tá meio mal-passada"

Já pensou em comer uma picanha que acabou de sair do tubo de ensaio?

Na Holanda, pesquisadores desenvolveram pela primeira vez uma carne artificial misturando células musculares de um porco com um caldo feito de outros produtos de origem animal. Dentro dele as células se multiplicaram dando origem a tecidos musculares. Agora, os cientistas buscam um modo de “exercitar” estes tecidos para que eles enrijeçam e adquiram consistência de carne de verdade.

O objetivo do experimento é criar uma alternativa à carne comum, reduzindo assim a emissão de gás metano e o sofrimento animal.

Apesar de garantirem que a carne estará no mercado em 5 anos, ninguém ainda provou para sentir o gosto. E aí? Tá servido?

Pra saber mais:

Carne-de-proveta

Meat-grown-in-laboratory-in-world-first

Revista-ciência


Macacos programadores

domingo, dezembro 06, 2009

Se você necessita de experts computadores que são hábeis em várias linguagens de programação, então contrate um primata!

Esta inovação na informática é conhecida como Primate Programming (PP) e foi idealizada pelo Homo sapiens Mark Bajek.

Os talentos em programação


Nome: Mitch
Conhecimentos: Crystal Reports, VB3, VB6 e JSP
Custo: 93cents por hora



Nome: Eileen
Conhecimentos: Especialista em .NET e com experiência na VISA
Custo: 65 cents



Nome: Clyde
Conhecimentos: XML, Web e ASP.NET
Custo: $1,10


Nome: Donna
Conhecimentos: Windows, Access e C#.NET
Custo: 88cents

Ok... Ok... Para quem ainda não percebeu, tudo isso é uma sátira criada por Dan Mezick, presidente da companhia de consultoria e treinamento New Technology Solutions.

Mezick diz que ele mantém o site com a brincadeira, respondendo todas as perguntas como se fosse o tal ´Mark Bajek´, tornando a história mais elaborada na medida em que as pessoas vão acreditando. "Esta é uma nova forma de humor, de sátira interativa" diz ele.

O site oficial é http://www.newtechusa.com/PPI/main.asp