Bebês têm predisposição para dançar

sexta-feira, março 26, 2010

Um novo estudo realizado com 120 crianças entre os cinco meses e os dois anos revelou que o ser humano nasce com uma predisposição natural para se mover ritmicamente como resposta à música que ouve.


“ A nossa investigação sugere que é a batida, em vez de outras características da música, como a melodia, que produz a resposta em recém-nascidos”, referiu Marcel Zentner, psicólogo da Universidade de York, na Inglaterra, acrescentando que também foi verificado que quanto melhor as crianças eram capazes de sincronizar os seus movimentos com a música, mais sorriam.

Para testar a predisposição dos bebés para a dança, os investigadores reproduziram gravações de música clássica, de batidas rítmicas e de discursos para crianças, tendo filmado os resultados. Recrutaram também bailarinos profissionais para analisar o quão bem os bebés sincronizavam os seus movimentos com a música.

Durante a experiência, os bebés estavam sentados no colo dos pais. Já os adultos receberam instruções para que não se movessem e usaram auscultadores para se ter a certeza de que não conseguiam ouvir a música. Os investigadores verificaram assim que os bebés moviam muito mais os braços, as mãos, as pernas, os pés e a cabeça ao ritmo da música do que quando ouviam os discursos gravados.

Embora esta capacidade de resposta à música pareça não ser nata ao ser humano, os investigadores não têm ainda certezas sobre as razões que levaram à evolução desta predisposição para a dança, pelo que deverão ser realizados novos estudos para apurar esta questão.

Fonte:http://www.cienciahoje.pt/

0 comentários: