Scanner de nariz permitirá identificar criminosos

quarta-feira, março 24, 2010

Nova técnica PhotoFace será mais eficiente

PhotoFace para o scanner a 3D
PhotoFace para o scanner a 3D
Cientistas britânicos, da Universidade de Bath, desenvolveram uma nova técnica de identificação mais eficiente para criminosos, do que a leitura da íris ou da impressão digital – o scanner de nariz.

A equipa de investigação, fez um scanner de narizes a três dimensões (3D) e classificaram-nos por extremidade, perfil da ponta e área entre os olhos e identificaram seis tipos: romano, grego, núbio, falcão, arrebitado e dobrado.

Segundo Adrian Evans, líder do estudo, “o nariz é difícil de esconder” e refere que esta parte do rosto humano poderia ser usada para identificação em sistemas de vigilância.

Esta parte do rosto tem sido ignorada pelo campo da biometria, mas o estudo mostra que permite identificar características físicas distintas e precisas entre as pessoas. O rosto é modelado por computador para que o nariz seja analisado em detalhe, através de um sistema chamado PhotoFace para o scanner a 3D, desenvolvido pela Universidade de West of England.

Adrian  Evans e equipa de investigação
Adrian Evans e equipa de investigação
Método não é infalível


Foram identificadas medidas pelas quais os narizes podem ser reconhecidos e por isso, desenvolveram um software baseado nestes parâmetros. Mas “não existem métodos infalíveis”, sublinha ainda Evans, acrescentando que há possibilidade que aparecer alguém “com o nariz partido, usar um falso ou ter feito uma cirurgia plástica, mas para alterar sua identidade a cirurgia deve ser realmente drástica."

A investigação é baseada no estudo de 40 narizes, mas a base de dados foi agora expandida para 160, com objectivo de realizar testes mais detalhados para avaliar se o software pode seleccionar pessoas de um grupo maior e distingui-las de potenciais parentes.



Fonte: http://www.cienciahoje.pt/



0 comentários: