Cientistas apresentam antepassado da barata em 3D

sábado, abril 17, 2010

Estudo publicado na «Biology Letters» permite perceber algumas características até agora desconhecidas deste insecto

A partir de um exemplar fossilizado de um Archimylacris eggintoni, antepassado das baratas, das térmitas e do louva-a-deus, com 300 milhões de anos, uma equipa de cientistas do Imperial College de Londres concebeu um modelo detalhado em 3D. Esta simulação permitiu aos cientistas perceberem algumas das características deste insecto, um dos mais comuns do período Carbonífero.O estudo foi hoje publicado na «Biology Letters».



O estudo levado a cabo pelos investigadores Russell Garwood e Mark Sutton revela que o Archimylacris eggintoni, com nove centímetros de comprimento e quatro de largura, tinha um alto grau de adaptação ao seu meio ambiente.

Os investigadores criaram as imagens utilizando um dispositivo de exploração por tomografia axial computorizada (TAC), existente no Museu de História Natural de Londres, o que permitiu fazer mais de três mil radiografias do fóssil.

Estas foram posteriormente compiladas num modelo 3D pormenorizado permitindo observar partes do seu corpo nunca antes vistas, como as antenas ou a boca.

De referir que estes cientistas, utilizando a mesma técnica, apresentaram o ano passado um modelo 3D de Cryptormartus hindi e Eophynus prestvicii, antepassados das aranhas do mesmo perído.

Fonte:http://rsbl.royalsocietypublishing.org/content/early/2010/04/08/rsbl.2010.0199.abstract?sid=df200009-2cdc-4907-af40-08c3e0f4feb5

0 comentários: