Google Earth permite descoberta de novos fósseis

domingo, abril 11, 2010

Tecnologia permitiu descobrir mais de 500 covas em região sul-africana já explorada

2010-04-14


Google permite explorar o globo através de um click
Google permite explorar o globo através de um click
Cientistas da Universidade sul-africana de Witswatersrand descobriram um novo fóssil de hominídeos no Berço da Humanidade da África do Sul.

Para esta descoberta, uma das mais importantes do ponto de vista paleoantropológico, a equipa de investigadores utilizou a tecnologia do Google Earth.

Descobriram-se restos de pelo menos dois esqueletos de hominídeos, conservados em boas condições, que datam de entre 1,78 e 1,95 milhões de anos.


Tudo começou em Março de 2008, quando o Lee Berger, professor da Universidade de Witswatersrand, em Joanesburgo, decidiu usar o Google Earth para localizar várias cavernas e covas de fósseis identificadas por ele e por alguns dos seus colegas durante as últimas décadas.

Além disso, o uso de Google Earth permitiu localizar novos fósseis, identificando o aspecto que apresentavam os depósitos nas imagens recebidas por satélite.

Nova espécie encontrada

No início do projecto havia aproximadamente 130 covas conhecidas na região e 20 depósitos identificados. Com a ajuda do Google Earth e as suas imagens de alta resolução, Berger pôde descobrir quase 500 covas e depósitos desconhecidos até ao momento, inclusive tendo em conta que esta área é uma das mais exploradas em África.

Lee Berger, investigador principal
Lee Berger, investigador principal

Fonte:http://www.cienciahoje.pt/
Um destes depósitos deu lugar a uma descoberta de uma nova espécie, a Australopithecus sediba, que já caminhava erguida e que compartilhava muitas características físicas com as primeiras espécies do género homo.

A incorporação desta nova espécie no registo de fósseis pode dar resposta a algumas perguntas sobre os nossos antepassados em África.

0 comentários: