O Sol observado ao pormenor

sábado, abril 24, 2010

Observatório Dinâmico Solar, da NASA,
permitirá conhecer melhor a nossa estrela



Lan
çado pela NASA no passado mês de Fevereiro, o Observatório Dinâmico Solar (SDO) já está a enviar imagens do Sol. Estas confirmam a capacidade que o dispositivo tem para revelar novas informações acerca dos processos dinâmicos da nossa estrela. Algumas das imagens mostram explosões solares com um detalhe nunca antes conseguido. O SDO fez também a sua primeira medição em alta definição de explosões solares com uma ampla gama de comprimentos de onda ultravioletas.

Os investigadores da NASA – Agência Espacial Norte-Americana acreditam que o SDO vai mudar o que se sabe sobre o Sol e de que modo os seus processos podem afectar a vida na Terra. “Esta missão vai ter um grande impacto na ciência, semelhante ao que teve o Telescópio Espacial Hubble”, diz em comunicado Richard Fisher, um dos responsáveis pelo projecto.

O SDO, que foi lançado em 11 de Fevereiro de 2010, vai ter uma missão de cinco anos. Durante esse tempo analisará o campo magnético do Sol e proporcionará uma melhor compreensão acerca papel do Sol na química da atmosfera da Terra e no clima.

O observatório fornecerá imagens com dez vezes mais pormenor do que a televisão de alta definição e enviará dados mais abrangentes e com mais rapidez do que qualquer outra sonda solar.

Fonte:http://www.cienciahoje.pt/

0 comentários: