Descobertos anticorpos que podem impedir infecção por HIV

sábado, julho 10, 2010

Estudo de investigadores norte-americanos é publicado hoje na revista Science

Anthony Fauci, director do Instituto de Alergias e  Doenças Infecciosas norte-americano
Anthony Fauci, director do Instituto de Alergias e Doenças Infecciosas norte-americano
Investigadores do Instituto Nacional de Saúde norte-americano descobriram dois anticorpos capazes de bloquear, em laboratório, a maior parte dos tipos de vírus da imunodeficiência humana (VIH), abrindo caminho a uma vacina eficaz contra a sida. O estudo é hoje publicado na revista «Science».

Mais de um quarto de século sobre a identificação do VIH, responsável por 30 milhões de mortos em todo o mundo, a procura de uma vacina contra a infecção continua a ser uma constante.

De acordo com os autores do trabalho, os dois anticorpos descobertos – VRCO1 e VRCO2 – mostraram um elevado potencial a impedir a infecção de células humanas para 90 por cento das variedades de VIH em circulação. Os investigadores demonstraram também o mecanismo biológico pelo qual os anticorpos bloqueiam o vírus.

“A descoberta destes antigenes com poderes excepcionais na neutralização do VIH e a análise à forma como eles operam representam avanços que vão acelerar os nossos esforços para descobrir uma vacina capaz de proteger de forma abrangente contra o vírus da sida”, explica Anthony Fauci, director do Instituto de Alergias e Doenças Infecciosas norte-americano, que co-dirigiu as equipas de investigação.

Num comunicado citado pela agência noticiosa France Presse, o responsável salientou que a técnica usada pelas equipas de investigação para descobrir estes anticorpos “representa uma nova forma de abordagem que pode ser aplicada à concepção ou ao desenvolvimento de vacinas contra outras doenças infecciosas”.

Os virologistas descobriram estes anticorpos produzidos naturalmente pelo organismo no sangue de um seropositivo. Conseguiram depois isolá-los através de um novo instrumento molecular.

Após esta descoberta, os investigadores começaram a desenvolver os componentes de uma vacina que pode ensinar o sistema imunitário humano a produzir grandes quantidades de anticorpos semelhantes aos anticorpos VRCO1 e VCRO2.

Artigo: Rational Design of Envelope Identifies Broadly Neutralizing Human Monoclonal Antibodies to HIV-1

0 comentários: