Gel vaginal reduz risco de contágio da SIDA

quarta-feira, julho 21, 2010

Incidência do VIH diminuiu em 54 por cento entre as mulheres que participaram no estudo



Um gel vaginal que contém uma pequena percentagem do antiretroviral Tenofovir pode reduzir em 54 por cento o risco de contaminação com o vírus da SIDA entre mulheres com parceiros infectados, revela um estudo publicado na revista Science e divulgado no congresso internacional sobre esta doença, que decorre em Viena até sexta-feira.

A investigação, iniciada em Fevereiro de 2007 por uma equipa de investigadores sul-africanos, pretende aferir a eficácia de um gel vaginal contendo um por cento de Tenofovir enquanto método de prevenção de contágio com o VIH em mulheres com parceiros sexuais seropositivos. Foram envolvidas no estudo 898 mulheres sul-africanas seronegativas entre os 18 e os 40 anos, tendo 445 delas experimentado o gel com antiretroviral 12 horas antes da relação sexual.

Os resultados revelaram que a incidência do VIH diminuiu em 54 por cento entre as mulheres que usaram escrupulosamente, durante um ano, o gel microbicida, o que faz os autores acreditarem que este gel pode ser "importante na prevenção" da infecção com o vírus da SIDA, especialmente entre as mulheres com parceiros sexuais que se recusam a usar preservativos ou sejam poligâmicos.

Contactada pela agência Lusa, a médica Maria José Campos sustentou que o gel microbicida pode ser um método de prevenção "eficaz", atendendo a que, pela primeira vez, foi testado com sucesso com um medicamento ativo contra o VIH. Contudo, ressalvou, terão de ser feitos mais testes para se comprovarem os resultados, antes de ser feito o pedido de comercialização.

Fonte: Ciência Hoje

0 comentários: